Os objetos virtuais de aprendizagem ajudam no processo ensino-aprendizagem.
Um objeto de aprendizagem é qualquer recurso que possa ser reutilizado para dar suporte ao aprendizado. Sua principal ideia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos trechos que podem ser reutilizados em vários ambientes de aprendizagem. Qualquer material eletrônico que provém informações para a construção de conhecimento pode ser considerado um objeto de aprendizagem, seja essa informação em forma de uma imagem, uma página HTM, uma animação ou simulação. (RIVED, 2010).
Quando trabalhamos com a contação de histórias os materiais lúdicos são fundamentais como: livro mágico, tapete, fantoches, dedoches para incentivar à leitura. Podemos usar e abusar dos recursos tecnológicos como os objetos virtuais de aprendizagem nas práticas pedagógicas.
Utilizei em uma Oficina de Incentivo à Leitura e Proteção de Animais e o resultado foi satisfatório as crianças participaram da contação de história e depois utilizamos dois objetos virtuais de aprendizagem: O Fulaninho e Aline Adora os Animais e os animais adoram Aline e com os objetos virtuais podemos falar de Proteção de Animais de uma forma suave e descontraída que ajudou muito o entendimento do assunto e a participação das crianças.
Site | Instituição | Endereço Eletrônico |
LabVirt | Faculdade de Educação da USP | http://www.labvirt.fe.usp.bt |
Ludoteca | Departamento de Física da USP | http://www.ludoteca.if.usp.br |
RIVED | Ministério da Educação | http://rived.mec.gov.br |
Proativa | Universidade Federal do Ceará - UFC Virtual | http://www.proativa.vdl.ufc.br/ |
Escola Mobile | Mobile | http://www.escolamobile.com.br |
FONTE DA TABELA: Disponivel em: <http://www.escolacesarcals.net/site/index.php?pt>.
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